Quem Somos

Rede Santa Cruz de Ecologia e Cultura (REDESCEC), fundada em 2018 em Santa Cruz de Aracruz, é uma parceria de cooperação técnica entre diferentes agentes ecológicos e culturais na Orla Sudeste Brasileira. Fazem parte da rede personalidades, marcas e instituições alinhadas a práticas de desenvolvimento sustentável pelo turismo de cultura e ecologia como Beepecriaoc Arte, Botafogo & Copanema, Fundagres, Taverna do Cais, Teatro Hoje, Cenira Vanacôr Barroso, Elizabeth Areias, Marcia Vanacor, Maria Alice Silvério, Peter Boos, Pierângeli Aoki, dentre outros.

Foi criada para dar apoio ao desenvolvimento de projetos, captação de recursos e relacionamento interinstitucional na gestão da manutenção das áreas de preservação ambiental Área de Preservação Ambiental (APA) Costa das Algas, Refúgio de Vida Silvestre (RVS) de Santa Cruz e Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Municipal Piraquê-açu, dentre outras.

A rede teve sua fundação em 2018 pela produtora cultural carioca Beepecriaoc Arte para apoio à captação de recursos do projeto O Auto do Rio Piraquê-açu, espetáculo de rua itinerante a ser realizado na vila de Santa Cruz. Em 2019 promoveu debates sobre gestão comunitária junto a associações de moradores de Aracruz, desenvolveu e representou o projeto Santa Cruz Ecologia junto a instituições brasileiras. Em 2020 deu aconselhamento técnico ao Conselho Estadual de Cultura do Espírito Santo, através da participação de Peter Boos, membro fundador da rede, como representante eleito titular da sociedade civil da macrorregião cultural Centro-Norte na Comissão de Monitoramento da Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.

 

HISTÓRICO DE ATUAÇÃO

Carta pública Desenvolvimento sustentável em Santa Cruz de Aracruz. Santa Cruz de Aracruz, 2017.

Apoio à captação de recursos para a encenação teatral “O auto do Rio Piraquê-açu”, de Margareth Galvão e Peter Boos, no Rio de Janeiro e em Santa Cruz de Aracruz. 2018.

Carta pública PDM para Santa Cruz de Aracruz. Santa Cruz de Aracruz, 2019.

Desenvolvimento do projeto Santa Cruz Ecologia junto à Comissão de Meio Ambiente (COMASC) do Círculo Comunitário Amigos de Santa Cruz (CICASC). 2019.

Lançamento da logomarca da REDESCEC, criada pelo designer Peter Boos. Rio de Janeiro, 2019.

Lançamento do website Rede Santa Cruz de Ecologia e Cultura (REDESCEC). Rio de Janeiro, 2019.

Promoção do debate PDM Santa Cruz no website REDESCEC. Santa Cruz de Aracruz, 2019.

Promoção da petição PDM Santa Cruz no website REDESCEC. Santa Cruz de Aracruz, 2019.

Promoção do debate Projetos de Cultura e Ecologia no website REDESCEC. Santa Cruz de Aracruz, 2019.

Promoção da petição Santa Cruz Sustentável no website REDESCEC. Santa Cruz de Aracruz, 2019.

Parceria de cooperação técnica entre a Fundagres e a Rede Santa Cruz de Ecologia e Cultura. Vitória, 2019.

Carta pública Ordenamento costeiro | Embarque e acesso à água por turistas em Santa Cruz dificultado por prática de pesca e fechamento da praia. Santa Cruz de Aracruz, 2019.

Aconselhamento técnico na Comissão de Monitoramento da Lei Aldir Blanc no Espírito Santo, do Conselho Estadual de Cultura (CEC) do Estado do Espírito Santo, através da representação do membro fundador Peter Boos como conselheiro titular eleito da macrorregião cultural capixaba Centro-Norte. Vitória, 2020.

Organização de reuniões da Rede Santa Cruz de Ecologia e Cultura (REDESCEC) na Taverna do Cais. Santa Cruz de Aracruz, 2020.

Assinatura de carta de representação cultural da Rede Santa Cruz de Ecologia e Cultura. Rio de Janeiro e Espírito Santo, 2020.
Carta pública Debate na Comissão de Monitoramento da Lei Aldir Blanc no Espírito Santo. Vitória, 2020.

Carta pública Cadastramento e distribuição de recursos da Lei Aldir Blanc no ES. Vitória, 2020.

Captação de recursos para o grupo cultural Blocongo no Edital Trajetórias, da SECULT-ES, Lei Aldir Blanc. Vitória, 2020.

Captação de recursos para o grupo Associação Cultural Congo de Regência (ACCR), no Edital Trajetórias, da SECULT-ES, Lei Aldir Blanc. Vitória, 2020.

Carta pública Planejamento urbanístico da Orla de Santa Cruz e seu impacto na economia do turismo. Santa Cruz de Aracruz, 22 de maio de 2021.

Carta pública Ecopontos na Orla de Aracruz. Santa Cruz de Aracruz, 08.06.2021.

Carta abaixo-assinado Urbanismo Planejado de Santa Cruz de Aracruz, Santa Cruz de Aracruz, 15 de julho de 2021.

 

https://mapa.cultura.es.gov.br/agente/4236/

 

Todos os direitos reservados.
© REDESCEC